Criada no centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung no Brasil, em Campinas, ferramenta faz parte das medidas da empresa para proteger dados e dispositivos dos usuários contra ameaças cibernéticas
A Samsung é pioneira em desenvolver uma série de medidas de proteção voltadas aos consumidores da marca, sendo o Samsung Message Guard um desses recursos. Criada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung Brasil, em Campinas, a solução visa proteger os dispositivos móveis Galaxy contra ataques de clique zero. Ela tem o objetivo de oferecer uma defesa eficaz contra essas ameaças. É um tipo de ataque que ocorre por meio do recebimento de arquivos de imagem1 com códigos maliciosos. Atualmente, o Message Guard é compatível com os mais diversos aplicativos de mensagens, incluindo o Samsung Messages, Google Mensagens2, Facebook Messenger, Telegram e WhatsApp.
Para seu desenvolvimento, o Samsung Message Guard contou com a participação de uma equipe composta por 11 pessoas, entre doutores, mestres, engenheiros e analistas de software. A Samsung criou a solução com base em uma pesquisa aprofundada sobre diversas vulnerabilidades e ameaças tecnológicas. Considerando o potencial e a gravidade dos possíveis danos ao usuário, além de possíveis opções de defesa. A equipe envolvida na criação do Message Guard também atuou no levantamento de requisitos para a efetividade do recurso, desenvolvimento da arquitetura e testes de códigos.
Proteção Automática Samsung Message Guard para Galaxy S e Z
“O Message Guard funciona como uma quarentena virtual, isolando um novo arquivo de imagem do restante do dispositivo. Ele analisa o arquivo de forma detalhada e gradual, processando-o em um ambiente controlado para evitar a infecção do dispositivo. Esse trabalho é realizado automaticamente e em um segundo plano, não exigindo qualquer ação por parte do usuário.” Afirma José Carlos Camargo, Gerente Sênior de P&D da Samsung Brasil. “Atualmente, vivemos em um cenário em que as ameaças estão cada vez mais diversificadas e agressivas. Um em cada três consumidores no mundo já sofreu invasões3 que resultaram no hackeamento de dados pessoais. Pensando nisso, a Samsung está atenta para criar medidas de prevenção a fim de elevar a segurança dos usuários, e o Message Guard é uma delas”.
Mesmo sem indícios de ataques desta natureza nos smartphones Galaxy, a Samsung disponibiliza o recurso globalmente e de maneira automática e gratuita. Ele está disponível em diferentes produtos do portfólio da marca. Após finalizar os testes de qualidade e desempenho, a Samsung aplicou a solução inicialmente nos dispositivos da série Galaxy S23 com One UI 5.14 e gradativamente a estendeu para outros modelos. Atualmente, smartphones Galaxy da linha S e Z com One UI 6.0 ou superior contam com o Message Guard. Na categoria de tablets, os modelos da série Galaxy Tab S9 com One UI 5.1.1 também vêm com o recurso instalado.
Como acessar?
Para verificar se a funcionalidade está disponível e habilitada, o usuário pode acessar Configurações > Opções de Desenvolvedor > Segurança > Desativar Proteção de Sandbox em seu dispositivo Android. Com esta última opção desativada, o usuário está devidamente protegido com o recurso Samsung Message Guard. Clique aqui para saber mais. O Bloqueador Automático também permite que o usuário habilite a proteção do Message Guard em aplicativos de mensagens terceiros. Saiba como habilitá-lo clicando aqui.