Nenhuma mulher foi eleita vereadora em 101 municípios de SP em 2020

Mulheres na politica

Já em relação aos candidatos homens, nenhuma cidade teve menos do que quatro eleitos; em apenas dois dos 645 municípios do estado houve maioria de mulheres eleitas


Apesar de as mulheres serem maioria na população, a representatividade feminina na política ainda é muito baixa. Nas últimas eleições municipais, em 2020, 101 cidades de São Paulo não elegeram nenhuma vereadora mulher. Isso equivale a 15,66% dos 645 municípios do estado.


Já em 208 cidades, foi eleita apenas uma vereadora e, em outras 192 cidades, apenas duas. Ou seja: em 501 municípios paulistas (77,67% do total), foram eleitas nenhuma, uma ou no máximo duas vereadoras em 2020. Veja mais detalhes no quadro abaixo.

O número de vereadores em cada cidade, definido pela Lei Orgânica do município, varia de acordo com o tamanho da população. De acordo com o limite máximo estabelecido pelo artigo 29 da Constituição Federal. Em 2020, os paulistanos elegeram 55 vereadores, sendo 13 mulheres. Isso representa 23,64% do total de vagas na Câmara Municipal de São Paulo. O número mínimo de vereadores em um município é nove.


Homens eleitos

Em relação aos candidatos homens, nenhuma cidade teve menos do que quatro vereadores eleitos em 2020. Foram 20 municípios em que cinco homens conquistaram o mandato, 447 cidades com seis a nove eleitos e 177 com dez ou mais.


Em apenas uma cidade de São Paulo foram eleitos quatro homens. Guarantã, na região de Bauru, um dos dois municípios do estado que elegeram maioria de mulheres para as suas Câmaras Municipais em 2020. Em Guarantã, foram cinco mulheres e quatro homens. O outro município é Araras, na região de Campinas, que elegeu seis mulheres e cinco homens.


Além de Guarantã, outras cinco cidades elegeram cinco vereadoras cada uma, mas em todas elas as mulheres são minoria. Como Bragança Paulista, foram 5 mulheres e 14 homens (26,32% do total); em Limeira, 5 e 16 (23,81%); em Mococa, 5 e 10 (33,33%); em Mogi Mirim, 5 e 12 (29,41%); e em Serrana, 5 e 8 (38,46%).

Além de Araras, Promissão, na região de Araçatuba, também elegeu seis vereadoras em 2020, mas ali as mulheres também ficaram em minoria, No município, sete vereadores homens foram eleitos.


Depois da capital, a cidade que teve mais vereadoras eleitas na última eleição municipal foi Guarulhos. Sendo sete mulheres (20,59% do total) e 27 homens conquistaram o mandato na Câmara de Vereadores do município.

Para as eleições deste ano, até às 14h desta terça (20), havia 73.119 pedidos de registros de candidatura para as Câmaras Municipais do estado. 25.522 de mulheres e 47.597 de homens, o que corresponde a 35% e 65% do total, respectivamente.


Candidaturas e votação proporcional

O número de candidatas mulheres e de vereadoras eleitas em 2020 também é bem menor do que o dos homens, inclusive proporcionalmente. No último pleito municipal, foram 30.461 candidatas, das quais 1.095 foram eleitas (3,59% das candidatas conquistaram o mandato). Já entre os homens, foram 57.823 candidatos e 5.868 eleitos (10,15% do total).


Entre as eleitas e os eleitos, a desproporção também se repete: as vereadoras eleitas em 2020 foram 15,7% e os vereadores, 84,14%. As candidaturas eleitas em que a identificação de gênero não consta nas estatísticas foram apenas 11, o equivalente a 0,16% do total.


A votação das mulheres também foi menor que a dos homens proporcionalmente. Elas foram 34,49% do total de candidatos, mas receberam só 21,06% dos votos. Já os homens foram 65,47% do total, mas obtiveram 78,91% da votação. As 31 candidaturas sem identificação de gênero receberam 0,03% do total de votos.

Todos esses dados estão disponíveis na página de Estatísticas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Evolução legislativa

Para incentivar a participação feminina na política, houve várias mudanças na legislação nas últimas décadas. As eleições de 1996 foram as primeiras em que cada partido deveria observar o mínimo de 20% de candidaturas registradas para o sexo feminino (§ 3º, art. 10, Lei nº 9.100/1995).


Em 2015, a Lei nº 13.165 instituiu o mínimo de 10% do tempo de propaganda partidária que cada partido deveria reservar à promoção e difusão da participação política da mulher.


Para as Eleições 2018, em resposta à consulta pública formulada por parlamentares mulheres, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu por votação unânime que a cota mínima de 30% para cada sexo também deveria ser observada pelos partidos na distribuição do tempo da propaganda gratuita em rádio e televisão. Bem como para a aplicação de recursos do fundo partidário e do Fundo Eleitoral para as campanhas femininas.

Um novo capítulo na história da participação política feminina no Brasil


Em 2022, a Emenda Constitucional 117 alterou o artigo 17 da Constituição Federal e constitucionalizou essas normas já previstas na legislação ordinária e pela jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE):

  • Fundo Partidário (cota anual): utilização de no mínimo de 5% na criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres (artigo 17, § 7º, da CF e 44, V, da Lei 9.096/95)
  • Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário para campanhas: destinação de no mínimo 30% (proporcional ao número de candidatas) às campanhas femininas (artigo 17, § 8º, da CF)
  • Propaganda partidária: utilização de 30% do tempo para a promoção e difusão da participação política das mulheres (artigo 17, § 8º, da CF e artigo 50-B, § 2º Lei 9.096/95).
  • Propaganda eleitoral: reserva de 30% do tempo de rádio e televisão para divulgação das campanhas das candidatas mulheres (artigo 17, § 8º, da CF e art. 77, § 1º, I, Res. TSE 23.610/19).

A Lei 14.192/2021 trouxe, ainda, normas para combater a violência política contra a mulher e para que, nos debates eleitorais em eleições proporcionais, seja assegurada a presença de candidatas e candidatos no mínimo de 30% para cada gênero.

Veja também

Artigos Relacionados:

Calor extremo na Europa provoca 40 mortes por afogamento e coloca França em alerta máximo

Calor extremo na Europa provoca 40 mortes por afogamento e coloca França em alerta máximo

Onda de calor histórica na França deixa 40 mortos por afogamento e provoca alertas em diversos países da Europa A onda de calor que atinge grande parte da Europa já provocou 40 mortes por afogamento na França desde 18 de junho. A maioria das vítimas é formada por jovens que tentavam se refrescar diante das temperaturas extremas registradas no país. O primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu,

Heineken escolhe brasileiro Rafael Oliveira como novo CEO para impulsionar vendas

Heineken escolhe brasileiro Rafael Oliveira como novo CEO para impulsionar vendas

Heineken escolhe o brasileiro Rafael Oliveira como novo CEO para impulsionar vendas e acelerar a estratégia de crescimento até 2030 A Heineken anunciou nesta terça-feira (23) a nomeação do brasileiro Rafael Oliveira como novo presidente-executivo e presidente do conselho de administração da companhia. A decisão marca a primeira vez que a cervejaria holandesa escolhe um líder vindo de fora da empresa para comandar seus negócios.

Brasileiros perdem em média mais de R$ 10 mil em fraudes digitais, segundo pesquisa da TransUnion

Brasileiros perdem em média mais de R$10 mil em fraudes digitais, segundo pesquisa da TransUnion

Brasileiros perderam em média R$ 10,7 mil em fraudes digitais, e golpes por telefone lideram as causas dos prejuízos Os brasileiros estão perdendo mais dinheiro com fraudes digitais. A perda média por vítima, relatada entre consumidores que disseram ter perdido recursos devido a fraudes digitais por internet, e-mail, telefone e mensagens de texto, chegou a R$ 10.699, cerca de 6,6 salários mínimos, segundo pesquisa da

Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño

Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño

Influência do El Niño pode reduzir a intensidade do frio em várias regiões e aumentar o risco de chuvas fortes durante o inverno no país O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 5h24 deste domingo (21). A estação mais fria do ano é marcada por temperaturas baixas e dias curtos e termina em 22 de setembro, quando abre espaço para a primavera. Este ano,

Calor extremo na Europa provoca 40 mortes por afogamento e coloca França em alerta máximo

Calor extremo na Europa provoca 40 mortes por afogamento e coloca França em alerta máximo

Onda de calor histórica na França deixa 40 mortos por afogamento e provoca alertas em diversos países da Europa A onda de calor que atinge grande parte da Europa já provocou 40 mortes por afogamento na França desde 18 de junho. A maioria das vítimas é formada por jovens que tentavam se refrescar diante das temperaturas extremas registradas no país. O primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu,

Heineken escolhe brasileiro Rafael Oliveira como novo CEO para impulsionar vendas

Heineken escolhe brasileiro Rafael Oliveira como novo CEO para impulsionar vendas

Heineken escolhe o brasileiro Rafael Oliveira como novo CEO para impulsionar vendas e acelerar a estratégia de crescimento até 2030 A Heineken anunciou nesta terça-feira (23) a nomeação do brasileiro Rafael Oliveira como novo presidente-executivo e presidente do conselho de administração da companhia. A decisão marca a primeira vez que a cervejaria holandesa escolhe um líder vindo de fora da empresa para comandar seus negócios.

Brasileiros perdem em média mais de R$ 10 mil em fraudes digitais, segundo pesquisa da TransUnion

Brasileiros perdem em média mais de R$10 mil em fraudes digitais, segundo pesquisa da TransUnion

Brasileiros perderam em média R$ 10,7 mil em fraudes digitais, e golpes por telefone lideram as causas dos prejuízos Os brasileiros estão perdendo mais dinheiro com fraudes digitais. A perda média por vítima, relatada entre consumidores que disseram ter perdido recursos devido a fraudes digitais por internet, e-mail, telefone e mensagens de texto, chegou a R$ 10.699, cerca de 6,6 salários mínimos, segundo pesquisa da

Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño

Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño

Influência do El Niño pode reduzir a intensidade do frio em várias regiões e aumentar o risco de chuvas fortes durante o inverno no país O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 5h24 deste domingo (21). A estação mais fria do ano é marcada por temperaturas baixas e dias curtos e termina em 22 de setembro, quando abre espaço para a primavera. Este ano,

Quer ver mais conteúdos?

Assine Nossa Newsletter

E Fique Por Dentro De Tudo Que Acontece Em Uberlândia.

Olá, visitante