Com a maior delegação do Brasil nas Paralimpíadas de Paris, a Lei de Incentivo ao Esporte ganha destaque como uma poderosa ferramenta de inclusão social e apoio ao desenvolvimento de atletas
Depois de diversos recordes quebrados e medalhas recebidas por atletas de todo o mundo nas Olimpíadas de Paris, chegou a vez dos paratletas receberem os holofotes nas Paralimpíadas. O evento acontece entre 28 de agosto e 8 de setembro. Esta será a maior participação do Brasil em Paralimpíadas, com 255 paratletas. Esta é a segunda maior delegação do evento, ficando atrás apenas da China, que conta com 280 membros.
O esporte contribui tanto para o desenvolvimento físico quanto é uma poderosa ferramenta de ajuda na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência. Você sabia que qualquer pessoa física ou empresa pode ajudar um atleta a alcançar o ápice de seu potencial? Com o objetivo de promover e incentivar projetos desportivos e paradesportivos, a Lei de Incentivo ao Esporte é uma das mais importantes legislações. Ela permite a propagação do esporte em toda a sociedade.
Andrea Moreira, CEO e fundadora da Yabá, empresa ESG que integra as premissas das Leis de Incentivo Fiscal, às necessidades das comunidades e às expectativas das empresas, explica: “Os recursos da Lei de Incentivo ao Esporte beneficiam crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência. Na prática, tornam-se um mecanismo de exímia importância para a inclusão social no Brasil. Para isso, pessoas físicas e jurídicas podem investir parte do Imposto de Renda que pagariam ao Governo em projetos desportivos e paradesportivos aprovados pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania”.
Esporte como transformador social na prática
Um dos projetos beneficiados pela Lei de Incentivo Fiscal é a Associação Desportiva para Deficientes (ADD), parceira da Yabá há 5 anos. Trata-se de uma organização que oferece oportunidade para centenas de crianças e adultos que vivem com deficiência física. Com impacto de 500 pessoas alcançadas até hoje, o projeto ADD oferece práticas esportivas para diversas modalidades paralímpicas. Uma delas é o basquete em cadeira de rodas, esporte do qual fazem parte paratletas da ADD, convidados a participar da Copa América de basquete em cadeira de rodas.
Outro projeto social é o NAR – SP, Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo. Trata-se de um centro de excelência em estudo, avaliação, prescrição de treinamento esportivo e capacitação de técnicos e preparadores físicos. O foco é o alto rendimento de atletas e equipes profissionais, criado pelo Instituto Península.
Parceiro da YABÁ Consultoria há alguns anos, o NAR oferece a crianças, adolescentes e profissionais a preparação técnica em 70 modalidades esportivas. O objetivo é contribuir para a formação de novos atletas brasileiros para participação em competições nacionais e internacionais.