Apple lança iOS 26 com visual Liquid Glass, inteligência artificial, Live Translation e nova numeração. Veja as principais mudanças
O que há de novo no iOS 26
A Apple lança nesta segunda-feira (15), o iOS 26, anunciado originalmente na WWDC. A mudança mais visível é o visual Liquid Glass, com elementos translúcidos, bordas mais suaves e efeitos de vidro que refletem e refratam o fundo do sistema.
Além disso, recursos de Apple Intelligence foram expandidos: Live Translation agora funciona em chamadas, FaceTime e Mensagens, traduzindo texto e áudio em tempo real. O app Telefone ganhou novo layout unificado com Favoritos, Recentes e Correios de Voz em uma só tela. Também há o Call Screening, que pede motivo para chamadas de números desconhecidos, e o Hold Assist, que notifica quando a linha de espera termina.
Em Mensagens, melhorias incluem escolha de fundos personalizados, criação de enquetes, filtros para remetentes desconhecidos e indicadores visuais de digitação em grupos. Há também Visual Intelligence, que permite reconhecer objetos ou contextos na tela e sugerir ações úteis, adicionar evento, buscar conteúdos similares, etc. Outra novidade é o app Games, um hub central para jogos, com biblioteca integrada e interação social.
Compatibilidade e modelos suportados
Nem todos os iPhones poderão instalar o iOS 26. Modelos antigos ficarão de fora, conforme especificado pela Apple. De acordo com as informações oficiais, iPhones a partir do iPhone 11 são compatíveis com o novo sistema. Modelos anteriores como iPhone XS, XR e similares não receberão o update.
Essa compatibilidade também se estende aos demais sistemas operacionais da Apple: iPadOS 26, macOS 26 Tahoe, watchOS 26 e tvOS 26 acompanham o mesmo visual e muitos dos novos recursos. A mudança da numeração também aplica-se: em vez de seguir incrementalmente, os sistemas agora usarão o ano de lançamento como base (por isso iOS “26”).
Como atualizar seu iPhone para o iOS 26
Se o seu aparelho for compatível, o processo de atualização é simples. Primeiro, conecte seu iPhone a uma rede Wi-Fi estável e assegure que a bateria esteja carregada ou plugado a uma fonte de energia. Depois, vá em Ajustes → Geral → Atualização de Software. Quando aparecer o aviso do novo iOS 26, toque em Baixar e instalar.
Ele será baixado, verificado e então você deverá reiniciar o aparelho para completar. Caso queira, pode também usar um Mac ou um PC com o iTunes para fazer a atualização, desde que o dispositivo esteja conectado ao computador. Verifique se há espaço suficiente: novas versões costumam exigir vários gigabytes livres.Durante os primeiros minutos após a instalação, o sistema pode ficar um pouco mais lento, enquanto ele indexa arquivos e ajusta os novos recursos. Para evitar problemas, faça um backup antes de atualizar, via iCloud ou computador, e confira se apps essenciais já têm versões compatíveis.