Nesta sexta-feira (12) a atriz e apresentadora Tatá Werneck usou as redes sociais para fazer uma denúncia sobre um ataque hacker e disse estar sendo ameaçada pelo invasor que acessou conversas privadas dela.
Tatá afirmou também que sofre tentativa de extorsão pelo hacker e que já fez um boletim de ocorrência.
“Qualquer veículo de comunicação que divulgar informações provenientes de uma extorsão será conivente com o crime”, escreveu ela.
Ricardo Brajterman, advogado da atriz, explicou que medidas já foram tomadas: “A investigação vai pedir quebra de sigilo telefônico para identificar de onde vem a extorsão. Já encaminhamos, eu e a criminalista Maíra Fernandes, a denúncia à autoridade policial. Trata-se de mais um caso de tentativa de crime virtual, em que o criminoso, seja por e-mail ou por aplicativos, depois de conseguir informações pessoais da vítima, até mesmo “hackeando” seu aparelho de celular, começa a extorqui-la pedindo dinheiro para não divulgar informações íntimas ou privadas”.
Segundo o Código Penal, o crime de extorsão caracteriza-se pelo ato de constranger alguém, por meio de violência ou grave ameaça, com o objetivo de obter para si ou para outros indevida vantagem econômica. A pena pode variar de quatro a dez anos de reclusão e multa.
Ataques hackers podem colocar em risco dados bancários, cartões de crédito, senhas e informações pessoais. Em muitos casos, hackers se valem de técnicas como extração e raspagem de dados de redes sociais para, cruzando informações sobre perfis, aplicar golpes.