Atlético-MG empata com São Paulo e avança à semifinal da Copa do Brasil, mantendo tabu de oito anos. Próximo adversário será o Vasco
O Atlético-MG segurou o empate por 0 a 0 contra o São Paulo, em Belo Horizonte. Com isso, garantiu a vaga na semifinal da Copa do Brasil. A vantagem foi conquistada no jogo de ida, disputado no Morumbi. Além de eliminar o time paulista, o Atlético manteve um tabu de oito anos sem perder para o São Paulo.
O São Paulo, por outro lado, viu o sonho de conquistar o bicampeonato do torneio acabar. O elenco comandado por Luis Zubeldía foi eliminado da competição.
Próximos confrontos
Com a classificação, o Atlético-MG enfrentará o Vasco, que venceu o Atlético nos pênaltis. As partidas ocorrerão nas semanas dos dias 2 e 16 de outubro. Flamengo e Corinthians disputarão a outra semifinal.
Além da vaga, o Atlético-MG garantiu R$ 9,4 milhões aos cofres do clube. Esse valor é concedido pela CBF para os times que chegam à semifinal da Copa do Brasil.
Jogo truncado
O primeiro tempo foi marcado por alternância de controle, muitas faltas e poucas oportunidades de gol. O Atlético tentou pressionar, mas foi neutralizado pela forte marcação do São Paulo, que cometeu nove faltas. O time mineiro criou duas boas chances com a dupla Hulk-Paulinho, mas o goleiro Rafael fez importantes defesas.
No segundo tempo, o Atlético-MG desacelerou o ritmo e apostou em jogadas de bola parada. O São Paulo, nos minutos finais, tentou atacar com mais agressividade, mas a falta de precisão impediu o gol até o apito final.
Lesão de Otávio
Logo no início, Otávio sofreu uma lesão ao disputar a bola com Luiz Gustavo. O volante deslocou o ombro e o zagueiro Bruno Fuchs entrou em seu lugar. A mudança obrigou o técnico Gabriel Milito a ajustar a equipe, avançando Battaglia para o meio-campo.
Goleiro brilhante
O Atlético-MG quase abriu o placar em duas jogadas perigosas com Hulk servindo Paulinho. Rafael, goleiro do São Paulo, se destacou, fazendo defesas importantes e evitando que o time mineiro abrisse o placar.
No segundo tempo, Rafael continuou brilhando. Ele salvou uma cabeçada de Hulk após cobrança de falta de Scarpa, mantendo o São Paulo vivo no jogo.
São Paulo descalibrado
O técnico do São Paulo, Luis Zubeldía, fez suas primeiras substituições aos 29 minutos do segundo tempo. Welington e Rato deram lugar a Michel Araújo e Erick. Erick teve uma grande chance logo após entrar em campo, mas errou o alvo. Luciano também teve a oportunidade de marcar, mas parou em Everson, goleiro do Atlético.
Apesar de pressionar nos minutos finais, o São Paulo não conseguiu ser preciso nas finalizações.
Ficha técnica
Atlético-MG 0 x 0 São Paulo
Data e horário: 12 de setembro de 2024, às 21h45 (de Brasília)
Local: Arena MRV, Belo Horizonte (MG)
Competição: Quartas de final, jogo de volta, Copa do Brasil
Árbitro: Ramon Abatti Abel
Assistentes: Bruno Boschilia e Nailton Júnior De Sousa Oliveira
VAR: Rodolpho Toski Marques
Cartões amarelos: Júnior Alonso, Saravia, Alan Franco (CAM); Luiz Gustavo, Rato, Luciano, Rafinha (SPO)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Não houve
Atlético-MG: Everson; Saravia, Battaglia, Júnior Alonso; Scarpa (Palacios), Alan Franco, Otávio (Bruno Fuchs), Arana (Rubens); Bernard (Igor Gomes), Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.
São Paulo: Rafael; Rafinha (Igor Vinícius), Arboleda, Alan Franco, Welington (Michel Araújo); Luiz Gustavo, Liziero (Nestor), Rato (Erick), Lucas, Luciano (André Silva); Calleri. Técnico: Luis Zubeldía.
Fonte: Uol