Banco Central lança nova modalidade que permitirá pagamentos por aproximação através de carteiras virtuais e será implementada para toda a população no início de 2025
O Banco Central anunciou nesta sexta-feira, 2 de agosto, que o período de testes do PIX por aproximação começará em novembro deste ano. A nova modalidade de pagamento, que visa modernizar as transações financeiras, deverá ser amplamente implementada a partir de fevereiro de 2025.
O PIX por aproximação funcionará por meio das carteiras virtuais, semelhante ao funcionamento atual dos cartões de débito e crédito. Os clientes poderão efetuar pagamentos simplesmente aproximando o celular do aparelho de cobrança, sem a necessidade de abrir o aplicativo da instituição financeira. O valor será automaticamente debitado da conta corrente.
Para que o pagamento por aproximação seja possível, os clientes terão que se cadastrar no “open finance” — um sistema que permite o compartilhamento de dados bancários e históricos de transações com bancos e fintechs.
De acordo com o Banco Central, 99% das instituições que realizam transações de “iniciação de pagamentos” deverão participar dos testes a partir de novembro. O cronograma detalhado para o projeto piloto será divulgado posteriormente.
Novas Regras e Experiência do Usuário
A chefe de subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), Janaína Pimenta Attie, informou ao site de notícias G1, em julho, que os clientes poderão acessar os novos recursos após se cadastrar em uma instituição integrada ao Open Finance e ativar as funções nas carteiras digitais.
Em julho, serão definidos mais detalhes sobre as responsabilidades de cada instituição envolvida neste novo sistema de pagamento. Serão definidas também as exigências de participação e dos procedimentos de segurança.
“Precisamos testar este novo modelo para assegurar que a experiência dos clientes seja fluida quando o sistema for lançado em fevereiro”, afirmou Attie no mês passado. Ela acrescentou que a criação de novos protocolos de comunicação entre as instituições é fundamental para garantir a segurança dos processos, especialmente na identificação dos clientes.
Fonte: G1