Unidades ganharam novos cartórios para atendimento ao eleitorado e contam com instalações amplas e acessíveis, além de espaço para o armazenamento das urnas eletrônicas
Os cartórios de São Bernardo do Campo, Santo André e Carapicuíba, na Grande São Paulo, e Campinas, no interior do estado, estão funcionando em novas sedes. As unidades cartorárias se mudaram para imóveis que contam com instalações mais amplas para o atendimento ao público e estão adaptados às regras de acessibilidade. Os edifícios também têm espaço adequado para o armazenamento das urnas eletrônicas.
Em São Bernardo do Campos, as seis zonas eleitorais — 174ª, 283ª, 284ª, 296ª, 409ª e 414ª — estão atendendo o eleitorado na Rua Marmará, nº 271, Jardim do Mar. Quem precisa dos serviços de um dos seis cartórios de Santo André — 156ª, 263ª, 264ª, 306ª, 307ª e 383ª — deve se dirigir à nova sede localizada na Avenida Firestone, nº 1.635, bairro Casa Branca. Em Carapicuíba, as duas zonas eleitorais — 303ª e 388ª — abriram em novo prédio situado na Rua Maria Siqueira, nº 78, no centro da cidade.
No interior, as sete zonas eleitorais de Campinas — 33ª, 274ª, 275ª, 378ª, 379ª, 380ª e 423ª — mudaram-se para a Rua General Osório, nº 1.041, no centro. O novo local é de fácil acesso para eleitoras e eleitores, com diversos pontos de ônibus no entorno.
As novas instalações desses cartórios já estão em pleno funcionamento, mas, em breve, terão as respectivas cerimônias oficiais de inauguração.
Projeto
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) implantou um projeto para adquirir instalações próprias. Esse projeto inclui a assunção dos encargos financeiros dos cartórios do estado. Atualmente, a maioria das unidades ocupa prédios cedidos pelas prefeituras. O projeto já contemplou zonas eleitorais situadas nas cidades de Bragança Paulista, Taquarituba, José Bonifácio, Americana, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Agudos, Diadema, Jandira e Piracicaba.
Serviços on-line
Em geral, não é necessário comparecer presencialmente aos cartórios eleitorais. Serviços como a emissão das certidões de quitação ou crimes eleitorais e o pagamento de multas por ausência às urnas podem ser solicitados por meio da página de Autoatendimento da Justiça Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título, sem necessidade de comparecimento presencial aos cartórios.
Devido ao fechamento do cadastro eleitoral em 8 de maio para a preparação das eleições, algumas operações estão indisponíveis no momento. Alistamento eleitoral, regularização de título cancelado, alteração de dados, cadastramento biométrico e transferência de domicílio eleitoral são as operações afetadas. O cadastro será reaberto no dia 5 de novembro.
Quem não tirou o título ou está com a inscrição cancelada pode solicitar a certidão circunstanciada. Esse documento atesta que o requerente não pode ser atendido no momento devido ao fechamento do cadastro pela legislação eleitoral. Para obter o documento, é necessário comparecer a qualquer cartório eleitoral com um documento de identificação. A Central de Atendimento ao Eleitor, pelo telefone 148, fornece mais informações.