Climatempo participa de duas iniciativas, apoiando a ONG São Paulo Invisível e a Cruz Vermelha São Paulo, na medição das condições climáticas para orientar e estimular as doações, principalmente nos momentos de maior queda da temperatura
Clima como Ferramenta de Apoio Social
A medição das condições climáticas está se tornando um importante instrumento para orientar campanhas sociais. Essas campanhas visam apoiar as pessoas que vivem nas ruas de São Paulo e cidades da região metropolitana. Duas iniciativas estão em andamento para ajudar instituições e ONGs interessadas em fazer doações nos momentos de frio mais intenso. A Climatempo, a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina, realiza essas iniciativas em parceria.
Uma delas é o índice de “Sensação Térmica da Urgência”, desenvolvido pela Cruz Vermelha São Paulo em parceria com o laboratório de pesquisas climáticas da Universidade de São Paulo (USP) e com a agência Lew’Lara\TBWA, cujo objetivo é medir as condições climáticas que afetam as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade no inverno a fim de incentivar doações para a 16ª edição da campanha do agasalho. A Climatempo ampliou o alcance da campanha através da veiculação em seus canais na internet, amplamente acessados pelo interesse das pessoas nas previsões meteorológicas.
Índice de Sensação Térmica da Urgência
O índice alerta sobre a previsão de fortes quedas de temperatura e a velocidade do vento. Ele também considera outras condições que impactam os moradores de rua, como o índice de massa corporal médio e as roupas usadas por essa parcela da população. Além disso, a configuração arquitetônica dos locais onde vivem influencia diretamente na sensação térmica e afeta essas pessoas no inverno.
O índice é atualizado diariamente de acordo com as previsões das condições meteorológicas, como outros índices da Climatempo que medem as condições climáticas que influenciam a saúde ou o dia a dia das pessoas.
Campanha Inverno Invisível
A outra iniciativa no âmbito social apoiada pela Climatempo é a campanha realizada em conjunto com a ONG São Paulo Invisível. O objetivo é ajudar a orientar a instituição na definição das datas em que serão entregues os kits de doação para as pessoas em situação de rua.
“Durante os quase quatro meses do Inverno Invisível, nossa meta é ajudar cerca de 6.500 pessoas em situação de calçada em toda a região da Grande São Paulo“, conta André Soler, presidente e cofundador da São Paulo Invisível, ao destacar que, em menos de quatro meses de campanha, já foram distribuídos quase 125 mil itens, incluindo artigos de higiene pessoal, produtos que aquecem e moletons novos.
Apoio Climático e Eficácia das Doações
A parceria com a Climatempo se iniciou em 2021, e foi ganhando fôlego nos dois últimos anos. Em 2023, a campanha beneficiou 52 mil pessoas em situação de rua, e neste ano, a previsão é alcançar 33 mil pessoas.
“Com as ferramentas de monitoramento do clima, estamos ajudando a tornar as campanhas sociais mais precisas, para que as doações sejam feitas com mais antecedência, já considerando o período em que a temperatura vai cair mais“, afirma Roberta Compagnoli, Gerente de Mídia da Climatempo.
“O apoio da previsão climática nos ajuda a garantir que os kits cheguem na hora certa para quem mais precisa. Doar é um ato valioso e, com o apoio da Climatempo, conseguimos alcançar nosso propósito de forma mais eficiente e trazer resultados ainda melhores para os nossos doadores”, afirma André Soler.
Expectativas e Objetivos
Para a Cruz Vermelha São Paulo, o índice de sensação térmica da urgência também é um instrumento importante para engajar ainda mais a população a realizar doações e apoiar a população em situação de rua, que sofre forte impacto com a queda das temperaturas.
“A ideia da sensação térmica de urgência, criada e desenvolvida pela USP para a Cruz Vermelha São Paulo, é um instrumento fantástico para mobilizar ainda mais a atenção da população para a tão complexa situação vivenciada pela população em situação de rua. Para essas pessoas, a sensação de frio é ainda mais impactante, pois elas, por muitas vezes, não têm acesso a agasalhos ou locais seguros para se resguardarem do frio. Essa ideia criativa e mobilizadora, assinada pela Lew’Lara\TBWA, chama a atenção da população para essa realidade e catalisa doações, permitindo que a Cruz Vermelha São Paulo possa auxiliar ainda mais quem tanto precisa“, comenta Bruno Semino, diretor executivo da Cruz Vermelha São Paulo.
A 16ª edição da Campanha do Agasalho da Cruz Vermelha São Paulo (CVSP) começou no dia 16 de junho. Assim como todos os anos, o foco principal são as pessoas em estado de vulnerabilidade, em especial as pessoas em situação de rua. Prioritariamente, a CVSP recebe roupas e cobertores em bom estado, além de calçados, meias e luvas.
Para esta edição a expectativa da Cruz Vermelha São Paulo é conseguir arrecadar mais de 80 toneladas de agasalhos, cobertores e itens de higiene pessoal e limpeza, de modo a beneficiar cerca de 60 mil pessoas que enfrentam a estação mais fria do ano.