Enel acelera mutirões de podas em SP para reduzir interrupções de energia e alerta sobre os riscos de podas feitas por não profissionais. Meta é chegar a 600 mil até o fim do ano, o dobro do executado em 2023
São Paulo, 09 de outubro de 2024 — A Enel Distribuição São Paulo acelerou os mutirões de podas preventivas em sua área de concessão. De janeiro até setembro, a Enel efetuou 450 mil podas, que representam 75% da meta de 600 mil para o ano, nos 24 municípios em que a companhia atua, incluindo a capital.
O objetivo da empresa é reduzir as interrupções de energia em decorrência do impacto de galhos e árvores nos cabos elétricos durante chuvas e ventos fortes. “A infraestrutura elétrica é essencial para a sociedade. Por isso, nosso plano de investimentos está focado em ações que minimizem impactos do contato da rede com a vegetação. Nossa meta de podas do ano, por exemplo, é dobrar o realizado em 2023”, comenta o head de Planejamento e Gestão da Enel em São Paulo, Marcus Floresta.
Alerta
— O plano de poda da Enel é definido por meio de inspeções contínuas na rede, identificando pontos de proximidade da fiação com a vegetação.
A Enel SP reforça que a poda de árvores é uma prática essencial não apenas para benefício da rede, mas também para segurança da população. A distribuidora alerta aos moradores que não tentem realizar podas por conta própria. Galhos podem estar próximos à fiação elétrica, mesmo que isso não esteja visualmente aparente. E qualquer aproximação ou contato com cabos energizados pode ser fatal. Esse tipo de serviço só deve ser feito por profissionais habilitados e com técnicas e equipamentos de segurança adequados.
Investimentos
— Até 2026, a Enel vai investir em todo o País cerca de R$ 20 bilhões, sendo 80% nas áreas de concessão de suas distribuidoras em São Paulo, no Rio e no Ceará. Apenas no estado de São Paulo serão R$ 6,2 bilhões, um aumento de 45% em relação à média anual realizada nos anos anteriores.
Para este verão, a Enel está ampliando a contratação de eletricistas próprios para atuar em campo. A empresa também está expandindo as soluções de automação, como a instalação de mais religadores e equipamentos de telecontrole, para aumentar a resiliência da rede. Com esses recursos, é possível o gerenciamento remoto da distribuição, restabelecendo a energia de forma mais ágil, automática até em casos de interrupções momentâneas, e reduzindo o número de clientes impactados.