Para Eduardo Mufarej, Brasil perde chances na área têxtil e do clima, como provedor de soluções ambientais
O RenovaBR é uma iniciativa de renovação política idealizada pelo empreendedor e investidor Eduardo Mufarej. O Renova apoia o surgimento de novas lideranças políticas no Brasil através da qualificação e formação de quadros. O programa foi criado no dia 6 de Outubro de 2017. Assim que foi criado, em 2017, o RenovaBR, fundado para preparar gente interessada em entrar na política, recebeu 133 alunos, dos quais 117 saíram candidatos em 2018. No total, eles somaram 4,5 milhões de votos, emplacando 17 eleitos. Em 2020, a safra aumentou: 155 vitoriosos nas urnas em todo o País.
Para as eleições deste ano, vão concorrer 217 candidatos. “Tomou uma dimensão maior do que eu imaginava”, resume o pai da ideia, o paulistano Eduardo Mufarej, que fez carreira no mercado financeiro mas já andou pela Somos Educação e Abril. Em 2020 Mufarej fundou o Good Karma Ventures. Outro projeto em andamento é o Galena, voltado para capacitar jovens da rede pública para o primeiro emprego.
Para executivo, País pode ter forte papel nos créditos de carbono Foto: Karine Barbosa
Num momento incerto da política e da economia mundial, ele adverte que o Brasil está deixando de aproveitar muitas chances – em especial nas áreas têxtil e da política ambiental. “O País pode ser um dos grandes provedores de soluções ambientais pro mundo”, avisa, nesta entrevista a Cenários. “Ele pode ter um papel importantíssimo na produção de crédito de carbono e também em reflorestamento e biodiversidade.” E o que está faltando para chegar lá? “O País está sem política externa qualificada”, adverte ele.