Nesta segunda-feira (29) a atriz Luma Vidal estreou, no Teatro Bibi Ferreira, uma montagem inédita de O Arquiteto e o Imperador da Assíria, peça escrita em 1967 pelo dramaturgo espanhol Fernando Arrabal. Essa é uma das peças fundamentais na reflexão sobre o pós-guerra e o totalitarismo que culminou no confronto. Luma interpreta uma das “personas” do personagem “Arquiteto”, ao lado de outros sete atores. O espetáculo idealizado pelo Studio Beto Silveira, é dirigido pelo talentoso Rogério Pércore.
Situada em uma ilha deserta, a peça inicia-se com um desastre aéreo que leva seu único sobrevivente a entrar em contato com um nativo que jamais teve contato com outro ser humano. A partir dessa interação, o sobrevivente busca impor ao outro suas ideias de cultura e civilização. “Utilizando a cultura para seduzir o Arquiteto sobre as supostas maravilhas da civilização, além da construção da linguagem, há o processo de formação do Estado e do conhecimento de toda a estrutura social, em que entram conceitos como política, religião, família, relações afetivas, artes, filosofia e a própria noção de humano”, analisa o diretor.
Luma afirma que a escolha de atuar em O Arquiteto e o Imperador da Assíria reforça o seu posicionamento de trabalhar em obras que despertem profunda reflexão no público. “Neste caso, a reflexão está baseada no conceito de Triângulo da Violência, proposto pelo sociólogo norueguês Johan Galtung. Pode-se dividí-la em três tipos: a violência direta, a violência estrutural e a violência cultural. Na peça, há as três tipificações, mas o alicerce da criação do poder do Imperador está na violência cultural, ao utilizar o conhecimento do mundo dito civilizado para seduzir o Arquiteto e fazer com que o jogo de dominação seja aceito por ele”, afirmou a jovem atriz.
A veterana Valderez de Barros, consagrada atriz da Rede Globo, também foi prestigiar o espetáculo “O Arquiteto e o Imperador da Assíria”, cujo “padrinho” é o apresentador Leão Lobo.
SINOPSE
Em uma ilha isolada, um desastre aéreo conduz o único sobrevivente do acidente ao convívio e relacionamento com um nativo que nunca teve contato com outro ser humano. O sobrevivente tenta impor ao outro sua ideia de cultura e civilização.
FICHA TÉCNICA
Texto: Fernando Arrabal
Direção, tradução e adaptação: Rogério Pércore
Elenco: Luma Vidal, Luccas Papp, Jéssica Couto, Thais Bianchi, Tatiane Moreno, Thais Marcondes, Isabel Marques e Paulo Pellegrini
Direção de produção: Rogério Pércore
Cenário e iluminação: Luís Felipe Petucho
Figurinos: Isabel Nori
Sonoplastia: Sabrina Caldini
Assistência de direção: Guilherme Nasraui
Assistência de produção: Jaddy Minarelli
Fotos: Roci Costa
Registro em vídeo: Luís Felipe Petucho
SERVIÇO
Espetáculo: O Arquiteto e o Imperador da Assíria
Duração: 120 min.
Classificação: 16 anos.
Gênero: tragicomédia
Primeira temporada
De 26 de setembro a 06 de outubro, 21h00
Local: Teatro Bibi Ferreira – (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 931 – São Paulo)
Ingressos: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia)