Pablo Marçal promete entregar escrituras às moradias de Heliópolis e reforça compromisso com a regularização fundiária durante visita à comunidade
Durante um compromisso de campanha neste domingo, o candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRTB, Pablo Marçal, esteve na comunidade de Heliópolis. Ele foi recebido pela moradora Elita com uma feijoada. Marçal, em meio ao almoço, perguntou o que Elita faria se fosse prefeita. Ela respondeu que regularizaria as moradias da comunidade. Em resposta, o candidato prometeu: “Eu vou entregar a escritura na sua mão”, estabelecendo um compromisso de regularização fundiária com os moradores.
Além da visita à casa de Elita, Marçal percorreu a comunidade parte do tempo em cima de um carro, onde um coro de moradores entoava: “Oh le le oh lá lá, é no primeiro turno que a gente vai ganhar”. Em outra parte do trajeto, ele caminhou a pé, cumprimentando moradores e tirando fotos, em contato direto com a população.
Regularização das moradias
Heliópolis, a maior favela de São Paulo, abriga mais de 200 mil pessoas e já passou por algumas melhorias de estrutura , mesmo assim, a regularização das moradias continua sendo um dos principais desafios da comunidade. Ricardo Nunes chegou até anunciar um projeto de regularização mas não avançou e a comunidade está sem a propriedade sobre seus imóveis até hoje. A promessa de Marçal de regularizar essas moradias entusiasmou a comunidade local, que agora espera soluções práticas.
A regularização das moradias faz parte do plano de governo que Marçal anunciou desde o início da campanha. Um dos pilares da proposta do candidato é a criação de um cinturão empresarial ao redor da cidade, voltado para gerar empregos nas comunidades, com a promessa de criar 2 milhões de postos de trabalho. Para a instalação dessas empresas, Marçal prevê a regularização das áreas necessárias, facilitando a chegada de novos empreendimentos.
Esse cinturão não apenas gerará empregos, mas também ajudará a melhorar o trânsito, ao reduzir o fluxo de pessoas que precisam se deslocar para o centro da cidade. Além disso, a proposta visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Eles poderão estar próximos de suas famílias e casas, diminuindo o tempo de deslocamento e criando oportunidades de desenvolvimento nas regiões periféricas.
Resposta a Nunes
Em meio à visita, Marçal foi questionado pela imprensa sobre a estratégia do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Segundo Marçal, Nunes estaria distorcendo sua imagem junto ao público evangélico com vídeos descontextualizados.
Marçal respondeu de forma contundente: “Ele é um abortista, defende linguagem neutra, tem boletim de violência doméstica registrado contra a esposa e responde a um inquérito na Polícia Federal por desvio de merenda. Ele é o cara que vou colocar na cadeia em 2025. Se votarem nele, vai demorar um pouco mais para ele ir para a cadeia”, afirmou o candidato.