Ministério da saúde passa a utilizar o sistema de indicadores hospitalares da Anahp

Ministra da Saúde assinando acordo

Em acordo inédito com o Ministério da Saúde, os hospitais públicos poderão medir e avaliar seus resultados na mesma plataforma que os principais hospitais privados de excelência do país


A ministra Nísia Trindade, em solenidade realizada terça (20) em Brasília, assinou o termo de cooperação com a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). A partir do qual os hospitais públicos federais poderão monitorar e comparar seus resultados com os dos hospitais privados utilizando a plataforma criada pela entidade há 21 anos.

Desde sua fundação, a Anahp defende que é impossível prestar serviços de qualidade dentro dos hospitais se eles não acompanham e não medem os resultados do que fazem. Por isso, de forma pioneira, a Anahp desenvolveu o Sistema de Indicadores Hospitalares. Hoje conta com 265 indicadores distribuídos nas áreas: assistenciais, gestão de pessoas, econômico-financeira, sustentabilidade, TI e engenharia clínica. Atualmente, 184 hospitais estão no sistema, sendo 36 da rede pública.

O uso de indicadores e desse sistema tem trazido benefícios significativos aos hospitais. Além de cada instituição ter acesso a relatórios individuais para avaliação de seus próprios resultados, também é possível fazer comparações com hospitais que utilizam a plataforma. Esses hospitais possuem características estruturais similares.

O desejo da Associação sempre foi que esses benefícios ultrapassassem o setor privado, beneficiando ao sistema de saúde brasileiro como um todo. Por isso, foi oferecido gratuitamente ao Ministério da Saúde que os hospitais públicos também passem a utilizar o Sistema de Indicadores Hospitalares Anahp.

Parceria com Ministério da Saúde busca elevar a qualidade dos hospitais públicos com plataforma de gestão

Com o termo de cooperação assinado ontem, um maior número de hospitais públicos poderá incluir seus dados no sistema, comparar indicadores e resultados. E, acima de tudo, traçar uma rota de crescimento e aprimoramento do atendimento prestado ao paciente, prezando pela qualidade. “Este acordo se traduzirá em iniciativas importantes para os setores público e privado, pois há vários desafios comuns entre eles”, afirmou a ministra. Ela relatou a iniciativa da Anahp em procurar o Ministério e gratuitamente ceder o uso da plataforma com o objetivo de colaborar na melhoria da qualidade dos hospitais públicos.

Também participaram do encontro os representantes das três principais secretarias do Ministério da Saúde. Ana Estela Haddad, Secretária de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI); Adriano Massuda, secretário de Atenção Especializada (SAES); e Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS).

“Não é do interesse da Anahp que somente hospitais privados tenham meios para alcançar a excelência nos serviços prestados à população. Porque entendemos que o sistema de saúde é um só e todos ganham quando há aprimoramento do cuidado. “Esse convênio com o Ministério da Saúde é um grande passo para continuarmos a contribuir com o setor público e com o SUS. Ele também nos permitirá ajudar a melhorar cada vez mais a qualidade da assistência prestada aos brasileiros.” Reforça Eduardo Amaro, presidente do Conselho de Administração da Associação.

Além do uso da plataforma, a parceria também inclui outras iniciativas que visam a sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro. Essas iniciativas serão realizadas por meio de ações conjuntas que permitirão lançar luz à importância do complexo econômico industrial da saúde. Promover o compartilhamento de experiências sobre a judicialização no setor. Além disso, divulgar e viabilizar a discussão de possíveis parcerias público-privadas para estratégias nacionais do Ministério da Saúde. Buscando a ampliação e qualificação do cuidado prestado ao paciente, como por exemplo, o Programa Mais Acesso a Especialistas – PMAE.

Veja também

Artigos Relacionados:

BMS Leaders Table reúne executivos e empresários em Goiânia para discutir o futuro dos negócios no Brasil

BMS Leaders Table reúne executivos e empresários em Goiânia para discutir o futuro dos negócios no Brasil

BMS Leaders Table reúne empresários em Goiânia para debater inovação, Reforma Tributária e crescimento corporativo Goiânia recebe no próximo dia 10 de junho uma nova edição do BMS Leaders Table, encontro que reúne empresários, CEOs, CFOs, diretores e executivos de grandes empresas para uma imersão em temas que impactam diretamente o ambiente de negócios brasileiro. O evento integra uma comunidade nacional de lideranças empresariais criada

Petrobras ajusta preço do diesel em R$1,12 e mantém valor final às distribuidoras

Petrobras ajusta preço do diesel em R$1,12 e mantém valor final às distribuidoras

Petrobras ajusta preço do diesel em R$1,12 por litro após aderir à subvenção federal e mantém valor final às distribuidoras A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (1º) a adesão à nova subvenção econômica criada pelo governo federal para produtores e importadores de óleo diesel rodoviário. A medida prevê benefício de R$ 1,12 por litro comercializado e começará a valer nesta terça-feira (2). O Conselho de Administração

Realtime BigData: Lula lidera e Caiado cresce no segundo turno

Realtime BigData: Lula lidera e Caiado cresce no segundo turno

Pesquisa Realtime BigData mostra Lula na liderança para 2026 e aponta Caiado como adversário mais competitivo no segundo turno A nova pesquisa nacional da Realtime BigData mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa presidencial de 2026. No primeiro cenário estimulado, Lula aparece com 38% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro (PL), com 31%. Na sequência, Ronaldo Caiado

Fiocruz mantém investigação de ebola após viajante belga testar positivo para malária no Rio

Fiocruz mantém investigação de ebola após viajante belga testar positivo para malária no Rio

Viajante belga isolado no Rio testa positivo para malária, mas Fiocruz mantém investigação para descartar possível caso de ebola O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz, segue investigando um possível caso de ebola no Rio de Janeiro após um viajante belga apresentar sintomas compatíveis com infecções virais graves. O paciente chegou ao Brasil vindo de Uganda e procurou atendimento médico neste

BMS Leaders Table reúne executivos e empresários em Goiânia para discutir o futuro dos negócios no Brasil

BMS Leaders Table reúne executivos e empresários em Goiânia para discutir o futuro dos negócios no Brasil

BMS Leaders Table reúne empresários em Goiânia para debater inovação, Reforma Tributária e crescimento corporativo Goiânia recebe no próximo dia 10 de junho uma nova edição do BMS Leaders Table, encontro que reúne empresários, CEOs, CFOs, diretores e executivos de grandes empresas para uma imersão em temas que impactam diretamente o ambiente de negócios brasileiro. O evento integra uma comunidade nacional de lideranças empresariais criada

Petrobras ajusta preço do diesel em R$1,12 e mantém valor final às distribuidoras

Petrobras ajusta preço do diesel em R$1,12 e mantém valor final às distribuidoras

Petrobras ajusta preço do diesel em R$1,12 por litro após aderir à subvenção federal e mantém valor final às distribuidoras A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (1º) a adesão à nova subvenção econômica criada pelo governo federal para produtores e importadores de óleo diesel rodoviário. A medida prevê benefício de R$ 1,12 por litro comercializado e começará a valer nesta terça-feira (2). O Conselho de Administração

Realtime BigData: Lula lidera e Caiado cresce no segundo turno

Realtime BigData: Lula lidera e Caiado cresce no segundo turno

Pesquisa Realtime BigData mostra Lula na liderança para 2026 e aponta Caiado como adversário mais competitivo no segundo turno A nova pesquisa nacional da Realtime BigData mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa presidencial de 2026. No primeiro cenário estimulado, Lula aparece com 38% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro (PL), com 31%. Na sequência, Ronaldo Caiado

Fiocruz mantém investigação de ebola após viajante belga testar positivo para malária no Rio

Fiocruz mantém investigação de ebola após viajante belga testar positivo para malária no Rio

Viajante belga isolado no Rio testa positivo para malária, mas Fiocruz mantém investigação para descartar possível caso de ebola O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz, segue investigando um possível caso de ebola no Rio de Janeiro após um viajante belga apresentar sintomas compatíveis com infecções virais graves. O paciente chegou ao Brasil vindo de Uganda e procurou atendimento médico neste

Quer ver mais conteúdos?

Assine Nossa Newsletter

E Fique Por Dentro De Tudo Que Acontece Em Uberlândia.

Olá, visitante