Programa em Canoas será o maior empreendimento de habitação popular lançado no Brasil, com incentivo do governo federal, na última década
São Paulo, julho de 2025 – A Alea, empresa com foco em construção offsite da Construtora Tenda, foi autorizada pelo Ministério das Cidades para construir 1.500 unidades habitacionais em Canoas (RS). A obra marca oficialmente sua primeira grande operação no Sul do Brasil. O projeto será o maior empreendimento de habitação popular via FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) do país nos últimos 10 anos. Ele faz parte do programa de reconstrução do Rio Grande do Sul após as trágicas enchentes de 2024, que deixaram milhares de pessoas desabrigadas em todo o estado.
As casas construídas na cidade de Canoas utilizarão o modelo construtivo offsite da Alea, com paredes e telhados produzidos na fábrica da empresa. A equipe monta as peças no local, proporcionando mais agilidade e garantindo a qualidade dos imóveis.
“A autorização para a contratação da Alea pelo Governo Federal é um marco importante para a companhia e reforça nosso compromisso com a reconstrução do Rio Grande do Sul. Essa é uma iniciativa estratégica para a região, com enorme relevância social. Ela mostra como a construção offsite pode transformar a resposta a situações emergenciais com rapidez e qualidade.”, afirma Luis Martini, COO da Alea.
Parceria viabiliza maior projeto habitacional do país
Com um investimento do Governo Federal da ordem de R$ 300 milhões, essa entrega evidencia o comprometimento da companhia com soluções habitacionais rápidas, sustentáveis e de alta qualidade. O projeto integra a portaria 704 do Ministério das Cidades. Ela prevê a construção de 3 mil unidades habitacionais no município de Canoas, um dos mais afetados pelas chuvas.
O empreendimento no município de Canoas conta com parceria da loteadora Nova Harmonia, uma das maiores empresas de Urbanismo do Brasil. A empresa está presente nas cinco regiões do país com projetos de bairros planejados e loteamentos, e já foi aprovada tecnicamente pela Caixa Econômica Federal.
“Essa é a primeira de várias parcerias que estamos fazendo, nesse modelo pelo Brasil. Prezamos muito pela entrega de lotes com alta qualidade construtiva. Também oferecemos o que há de melhor em obras de infraestrutura urbana e áreas para comércio, serviços, lazer, esportes e convivência. Entregando qualidade de vida para os futuros moradores. Com essa parceria com Alea, reforçamos nosso compromisso com a reconstrução do Rio Grande do Sul, entregando o nosso bairro com casas de qualidade. Com certeza o empreendimento em Canoas será um exemplo para o Brasil,” destaca Pedro Roriz CEO da Nova Harmonia
Construção rápida, limpa e sustentável
O modelo offsite da Alea permite uma produção industrializada. Cada casa é fabricada em apenas 36 minutos na planta de Jaguariúna (SP), com capacidade de montagem média de até cinco casas por dia no local. Este sistema de construção industrializada reduz o consumo de água e as emissões de CO₂, além de garantir alta durabilidade.
Martini explica que, além da velocidade de construção tanto na fábrica como no canteiro, o método construtivo da Alea viabiliza um uso de mão de obra mais eficiente e inovador. Isso vai ajudar, e muito, na realidade atual de Canoas. “Vamos dedicar um turno inteiro da nossa fábrica exclusivamente para atender Canoas. A meta é agilizar ao máximo a entrega dessas casas para que as famílias possam recomeçar suas vidas com dignidade e segurança”, completa o executivo.
Embora o foco principal seja auxiliar na reconstrução do município de Canoas, a companhia possui capacidade fabril para produzir 10 mil casas por ano e pode ampliar a construção para outras cidades inscritas no programa do Ministério.