Pelo quarto ano consecutivo, o Hospital figura como o melhor exclusivamente pediátrico da América Latina, segundo a revista Newsweek
Curitiba, 19 de setembro de 2024 – A revista norte-americana Newsweek elegeu o Pequeno Príncipe como o terceiro melhor hospital do Brasil em pediatria. À frente do Pequeno Príncipe ficaram A.C.Camargo e Sírio-Libanês. Das 250 organizações que compõem o rol, 13 são brasileiras – e só o Pequeno Príncipe está fora do estado de São Paulo. No ranking geral, considerando os hospitais de todo o mundo, o Pequeno Príncipe subiu duas posições em relação ao ano anterior, ficando em 78.º lugar. A classificação por especialidade mantém o Pequeno Príncipe, pelo quarto ano consecutivo, como o melhor exclusivamente pediátrico da América Latina.
Reconhecimento
“Receber a notícia de que seguimos como os melhores ranqueados na América Latina como exclusivamente pediátricos nos energiza para fazermos mais e melhor pelas crianças e famílias que nos procuram. Nosso orçamento é pequeno, se comparado ao da grande maioria das organizações que compõem o ranking, e isso demonstra o nosso comprometimento com a eficiência dos recursos. Ao oferecermos medicina de qualidade para todos os meninos e meninas, inclusive os atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), efetivamos o princípio da equidade da principal política pública da saúde do Brasil”, destaca o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.
Para a diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro, o reconhecimento internacional é especialmente significativo para uma instituição de saúde pediátrica e filantrópica. “O Pequeno Príncipe está comprometido com a promoção dos diretos da criança e do adolescente para além da saúde, e isso é desafiador do ponto de vista econômico-financeiro para as instituições filantrópicas. Mas nos esforçamos para oferecer esse cuidado ampliado porque acreditamos que direitos não são privilégios. Cada criança merece e tem o direito de receber cuidado. Essa conquista é uma demonstração do nosso esforço diário para melhorar os indicadores de saúde no Brasil, proporcionando chances de vida para todas as crianças”, considera.
Diferenciais
O diretor-técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, enfatiza alguns diferenciais da instituição centenária. “O Pequeno Príncipe é um patrimônio de toda sociedade, nasceu do princípio de proteção para a criança e suas necessidades de saúde, e diferencia-se por seus valores e propósitos voltados aos pacientes e suas famílias”, realça.
Para ele, a atuação de profissionais de saúde também contribui com a estratégica interação das equipes multiprofissionais do Hospital com profissionais de todo o mundo. “Ao valorizar a humanização frente ao cenário da pediatria complexa, nossas equipes cumprem a missão institucional de fazer o melhor de si. Isso é feito em benefício da saúde das crianças e adolescentes.” Ele ressalta que há uma busca contínua pela segurança e pela qualidade de assistência.
Metodologia
Para definir os “Melhores hospitais especializados do mundo 2025”, a Newsweek realizou uma pesquisa on-line de maio a julho de 2024. A pesquisa envolveu dezenas de milhares de especialistas, entre médicos, profissionais de saúde e gestores de mais de 30 países. O convite para participar da avaliação levou em conta a experiência profissional dos participantes.
A orientação aos convidados foi para que recomendassem hospitais com base em sua própria área de especialização (por exemplo, cardiologia para cardiologistas). Eles também puderam indicar hospitais de uma área secundária opcional, considerando a frequente cooperação com tal especialidade. Não foram permitidas recomendações de hospitais onde o profissional atua.