Ações do projeto visam doar estruturas de cinematecas, com acervo de livros e vídeos, além de espetáculos de contação de histórias
O projeto ‘CineMundo’ chega a Campinas em sua 2ª edição, no dia 26 de agosto. Com o objetivo de confeccionar e doar estruturas de cinematecas, com acervo bibliográfico e videográfico de obras infantis. Além disso, pretende realizar um espetáculo de contação de história por estrutura doada.
Entre os temas abordados, estão a democratização do acesso aos conteúdos audiovisuais e escritos; expansão do repertório cultural, artístico e pedagógico de regiões carentes, bem como a estruturação de espaços precários de atendimento às crianças e adolescentes.
Os objetivos do projeto são deixar um legado físico permanente nos espaços, por meio de um repertório de materiais educativos e culturais. Além disso, visam proporcionar conhecimento e beleza através de livros e filmes, estimulando a socialização, criatividade, linguagem e desenvolvimento cognitivo.
A magia do cinema e a força das palavras
O projeto conta com intérpretes de Libras para garantir a acessibilidade de pessoas surdas. Além disso, haverá monitores para auxiliar pessoas com deficiências físicas, visuais ou outras limitações.
Essas iniciativas não apenas promovem o acesso a uma variedade de materiais educativos e artísticos, mas também estimulam a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento da linguagem desde uma idade precoce. Um acervo diversificado de livros infantis proporciona às crianças a oportunidade de explorar diferentes histórias, personagens e cenários, incentivando o hábito da leitura e ampliando o vocabulário.
Além disso, os espetáculos de contação de histórias enriquecem o repertório cultural das crianças, apresentando narrativas de diferentes culturas e épocas. Promovendo a valorização da diversidade e contribuindo para uma visão de mundo mais ampla e inclusiva. Participar de atividades como contação de histórias também fortalece habilidades sociais e emocionais. Permitindo que as crianças expressem emoções, desenvolvam empatia e aprendam a trabalhar em equipe.