Furto de cabos na malha ferroviária do Rio de Janeiro ultrapassa 62 km em 2024, impactando operações da SuperVia e desafiando a segurança pública
Impacto operacional
O furto de cabos na malha ferroviária do Rio de Janeiro é um problema recorrente e grave. Em 2024, mais de 62,78 quilômetros de cabos foram furtados da SuperVia, concessionária que opera o sistema ferroviário urbano do estado. Apesar de representar uma redução de 26,2% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 85,12 quilômetros furtados, a situação ainda compromete a segurança e eficiência dos trens.
Em abril de 2024, a SuperVia registrou a maior extensão de cabos furtados: 7,32 quilômetros. Outubro apresentou o menor índice, com 4,07 quilômetros. A SuperVia tem investido em soluções como nanomarcadores, um verniz que permite identificar a origem dos cabos, mesmo após tentativas de adulterá-los. Além disso, há um aumento no número de agentes de segurança nas estações, através do Programa de Integração de Segurança da Polícia Militar (Proeis).
Desafios financeiros
O furto de cabos também afeta diretamente a operação e o planejamento dos trens urbanos. A SuperVia destaca que esse tipo de crime obriga os maquinistas a operarem manualmente, aumentando o intervalo entre os trens e gerando atrasos. Isso se compara a uma avenida movimentada com o semáforo apagado, onde um agente precisa controlar o trânsito manualmente.
A concessionária, em recuperação judicial desde 2021, enfrenta prejuízos acumulados de R$ 1,2 bilhão. Entre as principais causas estão o impacto da pandemia de COVID-19, o congelamento de tarifas e o aumento dos furtos. Em novembro de 2024, a SuperVia e o governo estadual firmaram um acordo para investir R$ 450 milhões e estabilizar as operações até a nova licitação.
Esforços policiais
A Polícia Militar registrou 497 ocorrências relacionadas ao furto de cabos entre janeiro e outubro de 2024, com 703 pessoas presas e a apreensão de 34 toneladas de cabos. A Polícia Civil também intensificou as investigações, realizando ações contra ferros-velhos que receptam materiais furtados.
Apesar da redução nos furtos, o problema persiste como um desafio para a segurança e operação da malha ferroviária. A SuperVia e as autoridades trabalham para implementar soluções eficazes, garantindo um transporte mais seguro e eficiente para a população.