A atriz Luma Vidal, “mãe de segunda viagem”, conta como divide seu tempo entre a maternidade e os cuidados com a sua aparência.
Criar filhos requer tempo, disposição, equilíbrio mental e emocional, então como equalizar o autocuidado e a maternidade? Que papel a beleza tem quando toda sua vida tem a ver com outra pessoa? Entenda que autocuidado é fundamental na vida de todas as mulheres, e não seria diferente na rotina das mães.
Cuidar dos filhos é uma tarefa que exige muito esforço. O tempo dedicado às crianças é subtraído do tempo das mães, que ainda precisam conciliar as tarefas da casa e as demandas do serviço. Mãe de Glória (4) e Olga (3), Luma relata que, mesmo contando com ajuda profissional em casa, ao longo da jornada diária, o cansaço físico e mental vai se acumulando, e, ao fim de uma semana, o corpo e a mente realmente carecem de cuidado.
Rotina
“Minha rotina sempre foi acelerada. Faço mil coisas ao mesmo tempo, mas virar mãe muda tudo. Os filhos viram prioridade sempre e a beleza e o autocuidado saem de jogo às vezes. Mas ainda assim, sempre procurei tirar um momento do meu dia, ainda que muito breve, pra fazer algo para mim, pois sinto que é importante ter esse comprometimento comigo mesma. Cuidar da saúde física, mental e espiritual não é um luxo, é uma necessidade real”, conta Luma.
Adepta de técnicas de alongamentos e pequenos cuidados diários, a atriz mineira explica a importância de tirar um tempo para cuidar de si e conta como isso alivia na sobrecarga da correria do dia a dia e faz com que tudo se torne mais leve e agradável de se realizar. “Seja gentil e amável com você. Tire um tempo para ‘se namorar’. Leia, dance, cante, ouça sua música favorita, exercite seu corpo, hidrate sua pele e seu cabelo. Procure tirar um tempinho pra fazer o que você gosta, pois, além de satisfação profissional, a satisfação pessoal também é muito importante para impulsionar seus resultados”, finalizou a atriz.