A revista Veja também realizará encontros entre os principais postulantes aos Executivos de São Bernardo do Campo, Santos e Rio de Janeiro
A revista VEJA promoverá um debate com candidatos à Prefeitura de Guarulhos na segunda-feira, 26 de agosto, em São Paulo. Participam quatro dos candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto: o ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade), o deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), o vereador Lucas Sanches (PL) e o deputado federal Alencar Santana (PT).
A ESPM realizará o debate a partir das 11 da manhã, em sua sede em São Paulo (rua Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana). Serão cinco blocos, totalizando 1 hora e 20 minutos de duração. A jornalista Marcela Rahal, âncora do programa Ponto de Vista (de VEJA), fará a moderação.
O debate será o terceiro de uma série promovida pela revista VEJA em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), o instituto Paraná Pesquisas e o escritório Bonini Guedes Advocacia.
A transmissão será feita pelo canal de VEJA no YouTube, pelo site da revista (www.veja.com.br) e pela plataforma de streaming VEJA+. O primeiro debate, com a participação dos candidatos à Prefeitura de São Paulo, aconteceu na segunda, dia 19.
Interior, Grande SP e litoral
O debate entre os candidatos à eleição de São Bernardo do Campo, marcado para o próximo dia 30, será o terceiro da série. Foram convidados o deputado federal Alex Manente (Cidadania), a empresária Flávia Morando (União Brasil), o ex-deputado federal Marcelo Lima (Podemos) e o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT).
O quarto encontro, marcado para o dia 2 de setembro, reunirá os candidatos à Prefeitura de Santos. Estão convidados o atual prefeito, Rogério Santos (Republicanos), a deputada federal Rosana Valle (PL) e a vereadora Telma de Souza (PT).
Rio de Janeiro
O ciclo se encerra com o debate entre os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro, em 12 de setembro. A revista convidou o atual prefeito, Eduardo Paes (PSD), os deputados federais Alexandre Ramagem (PL), Tarcísio Motta (PSOL) e Marcelo Queiroz (PP), além do deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil).
Organização dos debates
No primeiro bloco, um sorteio escolherá o candidato que fará a pergunta inicial do debate. O participante escolherá a quem dirigirá sua pergunta, e o respondente fará a pergunta seguinte ao candidato de sua escolha. Cada candidato só pode ser escolhido uma vez para responder, portanto só poderá fazer questionamentos em uma única oportunidade. As perguntas têm de ser feitas em 30 segundos. Para as respostas, os candidatos têm 1 minuto e 30 segundos. Haverá réplica e tréplica, cada uma com 30 segundos.
No segundo bloco, as perguntas serão feitas por jornalistas da VEJA. O jornalista escolherá um candidato a quem dirigirá seu questionamento e um candidato que deverá comentar a resposta do outro. A pergunta deve ser feita em 30 segundos e o candidato escolhido tem 1 minuto e 30 segundos para elaborar a resposta. O comentário poderá ter 1 minuto, e a tréplica, também 1 minuto.
O terceiro bloco seguirá o formato do primeiro; o quarto bloco, o do segundo. No quinto e último bloco, cada candidato terá 2 minutos para fazer comentários finais acerca do debate e deixar uma mensagem ao eleitor.