Em testes, mais de 33,8 milhões de medidores da plataforma Hemera apresentaram performance e robustez para as condições mais extremas
Capacidade e eficiência da plataforma Hemera
A CAS Tecnologia, empresa especializada no desenvolvimento de soluções para redes inteligentes, em parceria com a Oracle, multinacional especializada em software, realizou testes que demonstraram a capacidade da plataforma Hemera. Os testes indicaram que o sistema responde de forma diretamente proporcional aos recursos (memória, processador, banco de dados). O sistema atingiu a marca de 33,8 milhões de medidores, sem ser limitado a esse número. De acordo com a CAS Tecnologia, à medida que a quantidade de medidores e mensagens processadas aumentava em cada cenário de teste, o sistema continuava a operar de maneira eficiente. Além disso, o sistema demonstrou consistência na eficiência ao longo dos testes.
As avaliações feitas pelas duas empresas indicam que o sistema pode auxiliar as concessionárias de energia elétrica a recuperar o funcionamento dos serviços, em caso de eventual indisponibilidade, em até 12 horas, graças à sua alta capacidade de recuperação no processamento. O principal objetivo dos testes foi comprovar que a plataforma Hemera está capacitada a suportar o processamento de dados de medição de todas as distribuidoras de energia elétrica do Brasil.
Conforme a CAS Tecnologia explica, existe um desejo do mercado de ter um único gerenciador de dados de medição (em inglês, Metering Data Management) com escalabilidade e robustez. Além disso, esse gerenciador deve centralizar informações que facilitem as análises de dados e promovam a transparência no trabalho das equipes. Também deve facilitar a extração de dados para realizar balanço energético e ter a capacidade de ler todos os modelos e versões dos medidores homologados.
Desafios e oportunidades
“As concessionárias de energia enfrentam a necessidade de grandes investimentos em tecnologias que garantam o funcionamento ininterrupto do negócio, sempre com o cliente no centro. As demandas atuais também englobam desafios de sustentabilidade social, ambiental e econômica. O Hemera, com sua comprovada escalabilidade e robustez, oferece vantagens como a capacidade de processar Big Data. Além disso, a plataforma integra-se de forma segura ao sistema de faturamento. A plataforma está pronta para novos desafios, incluindo projetos que utilizam IA para monitoramento e recuperação de receita.”, explica o gerente da CAS Tecnologia, Octavio Brasil.
CAS Tecnologia ressalta que os resultados comprovados, em parceria com a Oracle, demonstraram que a plataforma Hemera consegue processar cerca de 24 milhões de mensagens por hora, o que aponta para a alta escalabilidade do gerenciamento de dados de medidores inteligentes de última geração. Além disso, a empresa reforça que a plataforma Hemera está pronta para novos desafios e oportunidades, como os bem-sucedidos projetos já em andamento, que utilizam Inteligência Artificial no monitoramento de sistemas de telemedição e na recuperação da receita.