Eleitores de direita criticam Lula pela fala sobre paulistas do interior em entrevista ao Programa do Ratinho
A fala de Lula no Ratinho causou alvoroço na internet. Perfis de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro viralizaram nas redes sociais nesta 6ª feira (23) um trecho da fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Programa do Ratinho, no SBT, em que o petista afirma que Jair Bolsonaro (PL) tem um “jeitão bruto, de capiau do interior de São Paulo”.
Comentaristas do programa Os Pingos Nos Is repercutiram a fala do ex-presidente, em sabatina, que chamou os paulistas de ‘capiau’ e o atual mandatário Bolsonaro de ‘bruto’ e ‘ignorante’. Durante o programa Os Pingos dos Is, da Jovem Pan, a comentarista Ana Paula Henkel afirmou que as declarações do ex-presidente Lula mostram que ele e sua turma tem “ódio e nojo da classe média” e relembrou quando o atual mandatário, Jair Bolsonaro, foi visto dirigindo tratores, cavalos e motos, um sinal de que o chefe do Executivo “não tem medo de se misturar com o povo” e a atitude do comandante do Planalto é “um pesadelo para os marqueteiros e dos oponentes”. A analista acusou o petista ainda de gostar apenas da elite, do dinheiro, de jatinho particular e de banqueiros. “Fala a uma bolha hedonista, narcisista. Socialista refinado precisa regular a mídia, porque o povo gostando de política e falando mal, cobrando de políticos corruptos o que eles fizeram e o que não deveriam ter feito, só resta regular a mídia para esse gente”, finalizou.
Para aliados de Bolsonaro, a fala indica que o petista “trata os moradores de SP com desdém e preconceito”. Durante a entrevista, na pergunta em questão, Lula fazia críticas a Bolsonaro pela resposta do governo à pandemia. “Ele não comprou [vacinas anticovid] porque ele não acreditava na vacina no começo, Ratinho. Ele zombava da pandemia, brincava. É uma estupidez de alguém que é um pouco ignorante e é o que ele é mesmo. Aquele jeitão bruto dele, de capiau do interior de São Paulo”.