O Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP receberá o Projeto Laboratório Encantado de 16 a 20 de setembro
Criado para hospitais públicos ou com atendimento pelo SUS, o projeto atende até 300 crianças por instituição e seguirá para mais cidades até novembro.
Com a ciência como tema central, o projeto oferece espetáculo teatral, oficinas de criação e kits educativos com livros e materiais. O objetivo é estender os aprendizados e incentivar a curiosidade das crianças. Além de São Paulo, a iniciativa passará por João Pessoa, Manaus e Porto Alegre.
Uma projeto de expansão cultural
Essa é a segunda edição do projeto, organizado pela empresa Mina Cultural, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com patrocínio da RaiaDrogasil e Air Liquide, o projeto tem planos de expansão para mais hospitais no Brasil. A edição anterior, em 2023, alcançou cerca de 2 mil crianças em diferentes cidades.
Maysa Lepique, produtora executiva da Mina Cultural, destaca a importância do projeto. “Ele atende uma população que nem sempre tem acesso à cultura. Muitas crianças assistem a uma peça teatral pela primeira vez, e as oficinas estimulam criatividade e cognição, abrindo um novo universo para elas”, afirma.
Atividades criativas e educativas
Durante cinco dias em cada hospital, o tema ciência conduz as atividades. O espetáculo teatral, encenado pela Companhia Pia Fraus de Teatro, premiada no Brasil e exterior, apresenta um laboratório de ciências em um cenário mágico. Nas oficinas criativas, as crianças fabricam dinossauros articulados, varais com o sistema solar e teatro de sombras com animais marinhos.
Dois carrinhos cenográficos circulam pelas áreas pediátricas indicadas pelos hospitais, levando a experiência científica e cultural diretamente até as crianças. Quando a interação não é possível, como em Centros de Terapia Intensiva, a música assume um papel de protagonismo nas intervenções.
Kits educativos e próximas etapas
Cada criança recebe o Kit Ciência, que inclui uma mochila com o livro “Laboratório Encantado” e materiais para prolongar o aprendizado das oficinas, seja no hospital ou em casa, após a alta. A Editora Evoluir produziu os materiais especificamente para essa ação.
Após passar por São Paulo, o projeto seguirá para o Hospital Infantil Arlinda Marques (João Pessoa), Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Manaus) e Hospital da Criança Santo Antônio (Porto Alegre).