Projeto foi criado para somar com as iniciativas de pesquisa e formação na área artística, voltada a bebês e crianças até 6 anos
De 24 a 27 de setembro, terça a sexta, o Sesc Guarulhos realiza o primeiro Encontro Arte e Primeira Infância – Programa Espaço de Brincar. As atividades, que envolvem palestras, bate-papos, oficinas e vivências, são gratuitas, com retirada de ingressos em 10/9, terça, na Central de Relacionamento Digital, a partir das 14h.
O encontro surgiu a partir do projeto Arteiros, que faz parte das ações do Espaço de Brincar da unidade, e envolve diversas atividades para bebês e crianças até 6 anos. Voltado à profissionais da educação, arte e demais interessados, o evento oferece ações de formação, pesquisa e reflexão sobre o fazer arte para e com a primeira infância. Confira abaixo as atividades que serão realizadas:
As diferentes expressões artísticas na primeira infância
Com Stela Barbieri, Auritha Tabajara e Barbara Martins
24/9, terça, 9h30
Todo tipo de arte é para criança? Como explorar essa diversidade de linguagens com os pequenos? Nesta roda de conversa, as convidadas dialogam sobre as diferentes expressões artísticas e suas potencialidades para o trabalho com a primeira infância.
Oficina de Encadernação
Com Projeto Presente
24 a 27/9, terça a sexta, 12h
Durante o Encontro Arte e Primeira Infância, o Projeto Presente vai ensinar aos participantes a montar e customizar seus próprios cadernos. Utilizando moldes, carimbos e uma técnica de encadernação simplificada, cada participante irá montar o seu caderno para registro de reflexões desse encontro formativo e especial.
Arte na, para e com a primeira infância
Com Stela Barbieri
24/9, terça, 14h
Este será um ateliê para educadoras, educadores e interessados em geral no universo da arte na, para e com a primeira infância.
A partir de contextos de investigação preparados em diferentes linguagens da arte, os participantes poderão experimentar no corpo o estado de ateliê e as potências dos encontros com diferentes materialidades e investigações relacionadas ao universo da primeira infância.
O trabalho com artes nas escolas de educação infantil e formação de professores
Com Diana Tubenchlack, Beth Castro e Carla Cardoso
25/9, quarta, 9h30
Um encontro para discutir como a arte está presente no cotidiano das escolas de educação infantil e qual o papel dos professores para oportunizar diferentes experiências artísticas. Como a formação cultural destes profissionais pode impactar no trabalho com artes para bebês e crianças pequenas?
Conhecendo o Projeto Arteiros, do Sesc Guarulhos
Com Barbara Martins e Carla Cardoso
25/9, quarta, 14h
As crianças possuem uma sensibilidade artística orgânica. Como nós, adultos, podemos potencializar as vivências e garantir tempos e espaços para o fazer artístico? Vamos conhecer um pouco sobre o Projeto Arteiros, do Programa Espaço de Brincar? As educadoras Carla e Barbara compartilham o projeto, suas vivências e pesquisas sobre arte e primeira infância.
Ser Colo de quem é colo
Com Beatriz Miguez e Larissa Pretti, da CRIA Cia de Dança
26/9, quinta, 9h30
Cuidar de quem cuida – há tantas dimensões de cuidado quando falamos na primeira infância. Contudo, vamos ter um olhar atento e realizar uma investigação artística do nosso corpo ao cuidar. Nesta formação, as dançarinas Larissa Pretti e Beatriz Miguez conduzem um caminhar de consciência corporal e exploração sensorial com técnicas de movimento e dança.
Ao final do espetáculo “Ser Colo”, que será apresentado às 14h, haverá um bate-papo com integrantes da CRIA Cia de Dança, dando continuidade à atividade do período da manhã.
Ser Colo
Com CRIA Cia de Dança
26/9, quinta, 14h
Pega aqui, rola, pula, corre, puxa, nina, balança, recolhe e acolhe! Duas intérpretes dançam o nascimento de mãe e bebê. As narrativas vão sendo construídas em tom de brincadeira enquanto os tecidos ganham vida em cena… Pele, útero, barco, bolsa… Um pouco do puerpério contado com o corpo. Ao final do espetáculo, oferecem um colo e convidam famílias para ninar e brincar com os objetos cênicos.
Entre o brincar e a criação artística: corpo-criança e espaços relacionais
Com Núcleo Quanta
27/9, sexta, 9h30
Neste encontro formativo, o Núcleo Quanta propõe uma imersão na corporalidade infantil e na sua relação lúdica e estética com o espaço. Serão trabalhados os conceitos de “performatividade infantil” e o “corpo-criança” que vivencia o espaço.
Ao final da instalação “Assombrinho”, que será apresentada às 14h, haverá um bate-papo com integrantes do Núcleo Quanta, dando continuidade à atividade do período da manhã.
Instalação Assombrinho
Com Núcleo Quanta
27/9, sexta, 14h
Instalação aberta e interativa sobre seres fantásticos, para a livre experimentação das crianças de 0 a 6 anos e suas famílias. Três fantasmas estão em ensaio e quando as crianças chegam, tudo se altera. Estes seres fantasmáticos se multiplicam e a experiência se abre para a criação conjunta. Daí pode surgir dança, jogo, brincadeira e performance, estímulos ao protagonismo das crianças.