Sudeste lidera crescimento da blefaroplastia em 2025, com avanço de 112%, impulsionado por benefícios estéticos e melhora da visão periférica
A Blefaroplastia subiu no ranking das cirurgias plásticas mais realizadas pelos brasileiros, superando a lipoaspiração e o aumento das mamas. A ISAPS, sigla em inglês da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, aponta a popularidade do procedimento cirúrgico. De acordo com a entidade, o aumento no número de cirurgias de blefaroplastia é global. No Brasil, em 2025, o crescimento deve manter ou superar os 8% registrados no ano anterior.
O levantamento realizado pela Vision One, maior rede de hospitais e clínicas oftalmológicas do país, confirma o avanço. Os dados mostram que, somente de janeiro a outubro, o número de pacientes da região Sudeste que realizaram a Blefaroplastia aumentou 112%, em relação a 2024. No mesmo período, o crescimento foi de 72% no Sul, de 61% no Nordeste e 15% no Centro-Oeste.
“A cirurgia pode ser realizada para retirar bolsas de gordura, excesso de pele ou levantar pálpebras caídas, promovendo um olhar mais jovem e descansado. Ao mesmo tempo, contribui para melhorar a visão periférica e deixar os olhos mais confortáveis, sem a sensação de peso ou inchaço”, explica o Dr. Javier Xavier, doutor em Cirurgia e Cirurgião Plástico Ocular do Hospital de Olhos Santa Luzia, em Recife, Pernambuco, que faz parte da Rede Vision One.
Indicação médica, tecnologia e recuperação
De acordo com o especialista, “são inúmeros benefícios, mas é muito importante que a Blefaroplastia tenha indicação médica. Embora seja uma cirurgia minimamente invasiva, com cerca de duas horas de duração, é preciso considerar o quadro de saúde geral do paciente e suas expectativas em relação aos resultados. Dependendo do objetivo, o procedimento poderá ser realizado na pálpebra superior, inferior ou nas duas”.
Hoje, o uso de tecnologias inovadoras possibilita que as incisões sejam feitas com maior precisão. O cirurgião opta por fazer os cortes em dobras naturais da pele ou na parte interna das pálpebras. Com o tempo, as cicatrizes se tornam imperceptíveis. Os médicos realizam a cirurgia sob anestesia local com sedação, e o paciente geralmente recebe alta no mesmo dia.
“Após o procedimento podem surgir inchaços e hematomas ao redor dos olhos, que vão diminuindo gradualmente com a aplicação de compressas frias e o uso das pomadas e colírios nos horários recomendados. O paciente também deverá evitar qualquer esforço físico e manter a cabeça levantada ao deitar. O repouso é fundamental para uma boa recuperação pós-cirúrgica”, alerta o Dr. Javier Xavier.
A Blefaroplastia é uma cirurgia rápida e segura que promove melhoras na saúde ocular, no bem-estar e na autoestima, para que a pessoa tenha mais qualidade de vida. Além de ficar com um semblante mais jovem, quem passa pelo procedimento percebe melhora no bem-estar e na autoestima. Também há ganhos em atividades do dia a dia, como ler, dirigir e utilizar o computador ou o celular.







