Casais de creators podem gerar juntos até 12,5% de engajamento a mais em campanhas 

Casais de creators podem gerar juntos até 12,5% de engajamento a mais em campanhas 

Casais influenciadores geram alto engajamento e ampliam o alcance das marcas com conteúdo autêntico e conexão emocional com o público


Uma análise inédita, lançada às vésperas do Dia dos Namorados, indica que parcerias entre perfis afetivos oferecem vantagens estratégicas às marcas, com maior alcance orgânico, conexão emocional com o público e narrativas mais envolventes. Realizado pela Air, primeira empresa a desenvolver uma plataforma proprietária de marketing de influência do Brasil, a análise revela que conteúdos produzidos por casais de influenciadores alcançam uma média de 12,5% de taxa de engajamento — número significativamente acima da média das redes sociais, que varia entre 0,5% e 5%, conforme o porte do influenciador.

A empresa analisou quatro casais em diferentes momentos de relacionamento — incluindo Bianca Andrade (Boca Rosa) e Diego Cruz; Maria Venture e Yasmin Santos; Livia Jacob e Glen Liu; além do ex-casal Virgínia Fonseca e Zé Felipe — e mostra que, quando atuam juntos, influenciadores conseguem somar o alcance de suas bases ao mesmo tempo em que potencializam a identificação com seus seguidores. “O público não apenas consome o conteúdo, como torce pela história daquele casal. Isso gera um volume maior de comentários, compartilhamentos e interações genuínas, o que pode alavancar os resultados quando trabalham juntos em uma campanha de marca”, explica Alexsandra Celeste, Cientista de dados da Air.

Apesar do desempenho expressivo, o levantamento da Air mostra que ainda é comum as marcas contratarem os influenciadores individualmente mesmo em campanhas para casais, possivelmente por falta de dados consolidados sobre a sobreposição de audiências e pela percepção de custo elevado ao contratar duas pessoas.

Casais que somam, engajam e convertem

No caso de Bianca Andrade e Diego Cruz, por exemplo, os números mostram como o casal une alto alcance com forte engajamento: juntos, eles somam mais de 22 milhões de seguidores no Instagram e mais de 12 milhões no TikTok. Enquanto Bianca apresenta grande volume de seguidores (19M), Diego tem um engajamento três vezes maior (3,10% contra 0,36%), com média superior de interações por post (106 mil, ante 87 mil dela). Isso sugere que conteúdos produzidos em conjunto podem combinar o melhor de ambos: visibilidade massiva e resposta ativa do público.

Outros exemplos relevantes são Maria Venture e Yasmin Santos, que juntas reúnem 7,6 milhões de seguidores e dialogam fortemente com o público jovem feminino e LGBTQIAP+. Já o casal Livia Jacob e Glen Liu chama atenção pelo engajamento altíssimo (9,54% e 12,03%, respectivamente), mesmo com bases mais modestas — indicador de alta performance e fidelidade da audiência.

“Casais influenciadores oferecem um terreno fértil para estratégias de marca que buscam autenticidade, emoção, impacto e semelhança com outros que estão começando uma família em datas comemorativas como o Dia dos Namorados, Natal e efemérides do mesmo perfil. Eles permitem que as marcas contem histórias reais, com vozes complementares e conexão emocional com o público”, afirma Alexsandra.
 

Amor, influência e estratégia

Além dos dados de performance, a análise destaca o potencial simbólico desses casais, que transbordam suas narrativas para além do romantismo. Maria e Yasmin, por exemplo, somam lifestyle jovem, beleza autêntica e representatividade cultural e social, enquanto Lívia e Glen dialogam com o público que está em transição para a vida adulta, falando de carreira, casa, presentes surpresa e consumo em dupla. Já o ex-casal, Virgínia e Zé Felipe, ilustram como até mesmo o fim de um relacionamento pode se transformar em combustível para a movimentação das redes — e, consequentemente, para o mercado publicitário. Após serem envolvidos em polêmicas ligadas à CPI das Bets, Virginia chegou a perder mais de 743,9 mil seguidores, mas, ao anunciar a separação de Zé Felipe, recuperou parte da audiência, ganhando 388,5 mil novos seguidores. Já o cantor teve um crescimento expressivo: somou 2,38 milhões de novos seguidores no mesmo período.

Essas oscilações mostram como o engajamento em torno de suas narrativas pessoais continua relevante. Ainda assim, a separação altera o tipo de posicionamento possível para campanhas: antes associados à família, maternidade e vida em casal, os dois passam a ser ativados em campanhas mais individualizadas, voltadas a nichos distintos. Para algumas marcas, a mudança representa um desafio — especialmente aquelas que investem em valores de relacionamento estável e imagem familiar. Para outras, no entanto, o novo contexto pode ser uma oportunidade: tanto Virgínia quanto Zé Felipe permanecem altamente influentes, agora com mais flexibilidade narrativa, porém com taxas de engajamento ‘normais’, como outros solteiros.

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